terça-feira, março 20, 2007

O Adolescentro também vacina

A definição do CS06 como Adolescentro, criou na mente de algumas pessoas umas dúvidas no mínimo engraçadas. Perguntar se ainda é um Centro de Saúde é a mais comum. Frequentemente recebemos solicitações de macas, mesa de exames, aparelhos odontológicos, remédios da farmácia, com a "justificativa" de que agora somos o Adolescentro. De fato, não somos mais o CS06 que éramos, somos agora um Centro de Saúde de Excelência.

Excelência na competência e na vontade de atender a comunidade adolescente e sua família, de procurar cada vez mais fazer o melhor, e acima de tudo, se sentir confirmado e realizado pelo trabalho profissional de alta qualidade efetuado.

A despeito disso, a equipe de Enfermagem Adolescentro realizou a atualização dos cartões controles de vacinana (espelho) das crianças cadastradas na nossa unidade até Setembro de 2006. Esta atualização foi realizada através de busca ativa dos pais e /ou responsáveis pelas crianças, com visita domiciliar e/ou por contato telefônico.

Este tipo de atividade já havia sido realizado anteriormente, porém não com tanto empenho da equipe. Com este diferencial foi possível atualizarmos os cartões 2003 até outro de 2006.

Dispomos hoje de 401 crianças cadastradas, destas, 340 encontrava-se em atraso e/ou com vacinação em outra unidade de saúde.

Com esta iniciativa foram atualizados 235 cartões até janeiro de 2007, correspondendo a 58%.

Parabenizamos a equipe responsável, as enfermeiras Laura Tavares Barbosa, Jumaida Mª Insaurriaga e com destaque em especial para a técnica de enfermagem Aldeny Araújo e a agente de saúde Maria Laura Lustosa, incansáveis e persistentes nessa tarefa.

Realmente não somos mais um centro de saúde, somo O CENTRO DE SAÚDE!

Laura Tavares Barbosa

Nenhum comentário: