domingo, março 18, 2007

Em verdade vos digo

Vamos parar de mentir sobre a Contracepção de Emergência?

Em 2003 conhecemos Regina Figueiredo que facilitava um treinamento sobre Contracepção de Emergência do NEPAIDS. Foi amor à primeira vista. Regina organizou a REDECE, nos apresentou a Angeles e fizemos uma parceria com o Pacific Institut for Women´s Health.

Dessa parceria criamos um folder sobre Contracepção de Emergência, elaboramos um Manual sobre CE e realizamos um curso. O dinheiro, infelizmente não foi suficiente para montarmos um site e disponibilizar todo o material produzido. O Bush ao assumir o governo cortou todos os subsídios para programas que divulgavam a camisinha e a CE. O estranho é que a mídia não percebe esse pacto demoníaco entre Bush, a igreja e alguns deputados alucinados, que vivem criando leis para proibir a distribuição da CE.

Apesar de toda essa iniqüidade, desde 2003 fazemos uma palestra sobre o casamento Camisinha-Contracepção de Emergência em todo atendimento BPS. E pasmem! NUNCA nenhum pai ou mãe criticou ou acho ruim nosso trabalho.

Você não tem que usar a CE, mas tem o direito de saber que ela existe, que é seguro, eficiente, NÃO É ABORTIVA e, é um direito constitucional.

De acordo com a última versão dos Critérios médicos de Elegibilidade para uso de métodos anticoncepcionais (2004) da Organização Mundial de Saúde, não há nenhuma doença ou situação que contra indique a utilização da CE. (Baixe o arquivo PDF). Desta forma não é necessário exames antes, durante nem depois de seu uso. Portanto, a consulta médica ou necessidade de orientação quanto os problemas de seu uso, não tem nada a ver com a CE, mas com a necessidade de controle do exercício da sexualidade da mulher.

Como usar?

A CE foi lançada com dois comprimidos de 0,75 miligramas de Levonorgestrel cada um. No início, era orientado tomar cada comprimido com diferença de 12 horas. Não se sabia que os efeitos colaterais não se somavam se fossem tomados juntos. Como havia a possibilidade de esquecer o segundo comprimindo, nosso folder apresentava a opção de tomar os dois juntos, por nosso publico ser de adolescentes. Hoje a orientação é dose única de 0,150 miligramas de Levonorgestrel, nosso plano B.

Tome os dois comprimidos de uma vez se forem de 0,75 mg ou um comprimindo de 0,150 mg se dose única, o mais breve possível após uma relação sexual desprotegida.

Eficiência

A CE oferece proteção de:

97% se for tomado nas primeiras 12 horas

95% se for tomado nas primeiras 24 horas

85% se for tomado nas primeiras 48 horas

56% se for tomado nas primeiras 72 horas

Até o 5º dia a CE faz diferença

A CE NÃO É ABORTIVA

Não há nenhum trabalho provando que a CE é abortiva. O inverso é verdadeiro. Inúmeros trabalhos mostram que se a mulher já estiver grávida e tomar a CE, não abortará.

No entanto a igreja parte do princípio, segundo a reportagem do Correio Brasiliense (15.03.07 pg. 41-42), que “surge uma vida duas horas após uma relação sexual”.

Se essa afirmação for verdadeiramente da igreja (Bispo Rafael Cifuentes), é no mínimo perversa por dois motivos. Apesar dos padres, pastores agirem de acordo com a fé, são pessoas no mínimo com curso superior. Qualquer pessoa com o primeiro grau sabe que a vida surgiu na face da terra uma única vez e nunca mais repetiu tamanha façanha. A vida só surge da vida. Um espermatozóide ou um óvulo são vivos. A metade das mulheres que têm relação no período fértil não engravida. A metade dos óvulos fecundados não chega ao útero, isto é, apenas 25% das relações no período fértil o ovo chega ao útero. Desses óvulos fecundados apenas 3% a 8% fazem a nidação, isto é, iniciam uma gravidez.

Desta forma, não sabemos a respeito de que vida a igreja fala. Sabemos, no entanto que para ela, o ser humano, seus fiéis, os filhos de Deus não são mais importantes que a própria igreja, feita de homens. Ela tem que manter seu poder. Antigamente a igreja queimava as pessoas em nome de Deus. Hoje, a fogueira foi substituída pela gravidez não planejada ou por uma DST, como a AIDS. Parece que não mudou muito, porque mesmo diante de tais atrocidades, vemos pessoas apoiando sem nenhuma reflexão essas atitudes perversas. A única certeza que tenho é que Deus não tem nada com isso!

Basta ler um pouco o evangelho e pensar o que diria Cristo diante dessa situação? Creio que ele repetiria, com uma pequena alteração, Matheus 25:41- 45

41. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

42. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;

43. Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

&&. Aos 14 anos engravidei e não me ajudastes a evitar,

&& Aos 17 contrai o vírus da AIDS, porque mentistes para mim.

44. Então eles também lhes responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, ou grávida (?) e com AIDS, e não te servimos?

45. Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, o que não fizerdes ao menor dos meus filhos, não fizeres a mim.

(Mateus 25 & Valdi 2003)

Valdi Craveiro Bezerra

Nenhum comentário: