quarta-feira, setembro 05, 2007

Quem é essa mulher?

Todos nós queremos mudanças, desde que não tenhamos que mudar nada.

Com a saúde o problema é maior, pois geralmente as mudanças necessárias não estão nos clientes/pacientes, mas nos profissionais e nas políticas públicas, dois setores que dificilmente aceitam mudanças.

O Instituto de Saúde Mental da Secretaria de Estado do DF (ISM) está vivendo essa situação. O símbolo da luta antimanicomial no DF, para continuar crescendo, precisa mudar para CAPS II. Essa atitude torna-se novamente emblemática pois mostra que atrás da reação de poucos profissionais do ISM, que a luta antimaniconial, tão bem representada pela guerreira Dra. Nise da Silveira (1905 – 1999), continua e está seriamente ameaçada pelos poderosos leitos hospitalares.

Nós do Adolescentro vivemos nos últimos 10 meses um grande processo de mudanças. A reação contra elas não tinha justificativa clara e plausível. Apenas não queriam mudanças. No entanto estavam claro as vantagens de uns poucos para que um dos 63 centros de saúde do Df não dedicasse sua atenção ao adolescente.

O mesmo pode estar acontecendo com o ISM. Com certeza as razões contra a mudança, contra o aumento de atendimentos e resolução dos casos não serão claros, mas trarão nas sombras os verdadeiros motivos, é só olhar.

Quem é essa então mulher que toma nas mãos a bandeira da luta a favor dos excluídos, que só são lembrados para dar lucro em leitos eternos? O ISM tem Guanaíra e um grande número de profissionais na condução desse processo. Com certeza não estão iludidos de que se trata apenas de um descontentamento de alguns médicos. Sabem que a luta antimaniconial continua e necessitam do apoio de todos aqueles que acreditam que a dignidade humana não tem preço e que os hospícios já mostraram toda sua iniqüidade.

Hospícios, nunca mais, nem mesmo para os que são a favor deles.

Querida Guanaíra e amigos que formam sua equipe. Estamos com vocês e gostaríamos de postar em nosso blog todas as moções de apoio que vocês receberam por e-mail. Nesse momento não cabe timidez.

VAMOS A LUTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nós do Adolescentro apoiamos e acreditamos nessa loucura: lutar contra poderosos!

Conte conosco.

Equipe do Adolescentro - CAPS ad

Um comentário:

Anônimo disse...

Fico feliz em ver que o blog do Adolescentro está novamente em ação, fazendo importante ponte entre seus usuários, a população em geral e profissionais de saúde. E instigando as pessoas a se ocuparem de questões importantes como a luta antimanicomial. Vamos à luta!