segunda-feira, setembro 17, 2007

POLÍTICAS PÚBLICAS NA ÁREA DE VIOLÊNCIA SEXUAL

Semana do Adolescentro – Segunda-feira - 17 de setembro de 2007

Hoje iniciamos a comemoração do aniversário de 25 anos de atenção ao adolescente no DF, que nasceu no Setor de Adolescente da Unidade de Pediatria do Hospital de Base e o 9º aniversário do Adolescentro no Centro de Saúde 1406.

Na abertura de nossas atividades da Semana do Adolescentro, recebemos a pedagoga Cláudia Araújo, responsável pelo Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher do Ministério da Saúde para falarmos sobre as políticas do MS para a mulher que sofre violência.

Na segunda feira de cada semana funciona no Adolescentro o Programa de Atenção aos adolescentes e seus familiares que viveram violência. Toda a equipe que participa desse programa estava interessado em conhecer os objetivos e as prioridades do Ministério da Saúde em relação à saúde da mulher.

Nosso objetivo com esse encontro é de estreitarmos nossa parceria com as ações do Ministério em relação às situações de violência que vive as mulheres. Em um primeiro momento, Claudia nos apresentou os objetivos do Programa de Atenção a Saúde da Mulher.

Num segundo momento, assistimos ao vídeo de 12 minutos, que foi realizado por uma ONG de Porto Alegre. Esse vídeo foi elaborado como material educativo para profissionais e instituições que trabalham contra a violência sexual no Brasil. Em seguida conversamos sobre nosso trabalho de violência e as intersecções com os objetivos da política de promoção da saúde da mulher do Ministério da Saúde.

Acreditamos que foi um encontro muito proveitoso para todos os participantes. No final saímos com três certezas. A primeira é que temos que promover mais encontros com nossos parceiros. A segunda é que estamos no caminho certo em relação ao trabalho que desenvolvemos com adolescentes e seus familiares que vivem violência. A terceira é que precisamos divulgar o trabalho que realizamos. Precisamos escrever, publicar, fazer filmes e produzir material para ser utilizado na prevenção e ações de atenção ao adolescente e mulheres vítimas de violência.

Termino com uma palavra nova que a Claudia disse sobre um processo de mudança e superação da violência vivida que é um dos objetivos do nosso trabalho.

“Vamos Dolorir - colorir a dor”

e uma frase de uma mulher que testemunhou no filme sobre sua violência e seu processo de superação:

“Pronta para o amor a dois, suave, escolhido”.


Ana Carolina Bessa Linhares

Coord. do Treinamento em Serviço do Adolescentro

Nenhum comentário: