domingo, novembro 19, 2006

Experiência na atenção biopsicossocial ao adolescente pelos alunos da ESCS

O Adolescentro, pelo segundo ano consecutivo, recebe quatro alunos do 2º ano do Curso de Medicina da Escola Superior em Ciências da Saúde – ECSC da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal para cursar a disciplina optativa: “Uma abordagem biopsicossocial do adolescente” sob a supervisão do Professor Dr. José Domingues dos Santos Júnior.

Os alunos permanecerão no Adolescentro durante quatro semanas, de 13 de novembro a 08 de dezembro de 2006, com 30 horas semanais. Nesse período vivenciarão o atendimento multiprofissional e transdisciplinar, oferecido aos adolescentes e suas famílias que frequentam o Adolescentro. Participarão de atividades de grupo, como o Grupo Terapêutico de Instrumentalização de Pais (GIP), Grupo MultiFamília (GMF) para pais de adolescentes vivendo uma situação especial de uso de drogas, Grupo Terapêutico-Vivencial de Adolescentes e de Mães (Grupo de mulheres) e outros grupos, além das consultas individuais de Atenção Biopsicossocial em hebiatria e ginecologia.

O projeto terapêutico do Adolescentro utiliza a epistemologia da complexidade na construção, ação e reflexão de suas atividades profissionais e desenvolvimentos de seus programas. Por isso, para conhecer o Adolescentro, é necessário vivenciar seu processo.

Nós, profissionais do Adolescentro, juntamente com Dr. Domingues, nos sentimos muito orgulhosos por recebermos os futuros médicos da ESCS e felizes por contribuir para uma formação integral e sistêmica dos alunos da ESCS que, como o Adolescentro, é da SES.

Postado por: José Domingues dos Santos Júnior

Nenhum comentário: