segunda-feira, outubro 23, 2006

Como velhos companheiros

A situação no Centro de Saúde Nº 06 (CS 06) está chata. Chatice é a palavra que mais expressa a sensação que nos espreme nos corredores internos do Centro de Saúde. Nos corredores externos, ventilados, nos quais o público transita, a sensação é de trabalho e de renovação. Adolescentes e seus familiares continuam sendo atendidos alheios a difícil transição do CS 06 provocada pela portaria Nº 45 da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A demora da publicação no Diário Oficial do DF da nomeação da Gerência do Adolescentro cria uma expectativa em câmera lenta. Em câmara lenta porque tudo está esperando essa publicação. As mudanças necessárias para o CS 06 tomar a cara do Adolescentro já estão “na ponta da língua”. Todos os comprometidos e aqueles que estão se comprometendo com o atendimento ao adolescente e sua família, por coincidência ou conhecimento, apontam as mesmas mudanças necessárias. Estamos falando a mesma língua, “a língua dos anjos”.

Todas as mudanças têm como objetivo fortalecer os profissionais, construir com os usuários melhores condições de trabalho e satisfação na promoção da saúde de nossos adolescentes. É por isso que, mesmo com a demora das definições, continuamos a trabalhar. No entanto o que mais nos dá alegria é ver principalmente as Auxiliares de Enfermagem se entrosarem ativamente com a equipe do Adolescentro como velhos companheiros.

Nós da EquipeNúcleo do Adolescentro temos muito orgulho das Auxiliares de Enfermagem quando o assunto é trabalho e dedicação, apesar de faltar-lhes reconhecimento. Nos últimos Treinamentos em Serviço do Adolescentro, os profissionais que mais se destacaram e se comprometeram com a ampliação de novos serviços de atenção ao adolescente na SES foram as Auxiliares de Enfermagem. No CS 06, hoje Adolescentro, não foge a regra. Em nossa equipe temos a “Tinna” que como um pivô ágil e com visão de todo o jogo, articula o atendimento clínico com maestria e dedicação.

Tudo bem que a mudança está lenta e chata, mas tem suas compensações. A maior delas foi receber o apoio na forma de trabalho e dedicação das fabulosas Auxiliares de Enfermagem do CS 06. A integração com a equipe do adolescentro foi de forma tão natural e amistosa, que nos dá aquela sensação de velhos companheiros, tudo isso devido ao carinho, ao profissionalismo e competência das mesmas.

Apesar da posição hierárquica, quem está fazendo a diferença nessa transição são as auxiliares.

Bravo!

Um comentário:

Waldir disse...

Realmente, a Tinna é maravilhosa !!!!