terça-feira, setembro 09, 2008

Vamos relembrar o que significa essa comemoração:

O ADOLESCENTRO iniciou suas atividades em fevereiro de 1982 no Setor de Adolescentes da Unidade de Pediatria do Hospital de Base. Desde o início procurou assumir uma postura sistêmica ao ver este adolescente como um todo, em seu aspecto físico, psicológico e social. A clientela é composta por adolescentes de 10 a 18 anos e 11 meses de idade. O acolhimento é tanto para o adolescente quanto para sua família, sendo esta nossa principal parceira e aliada no atendimento ao adolescente.

A equipe do Adolescentro é formada por médicos hebiatras (5), ginecologista (2), neuro-pediatra (1) e psiquiatra (1), psicólogos (5), enfermeiros (2), dentistas (2) e assistente social (1) especializados no atendimento ao adolescente e sua família e comprometidos na realização de um trabalho transdisciplinar. A equipe realiza em média 800 atendimentos por mês divididos entre os diversos programas oferecidos.

A equipe do Adolescentro realiza um Treinamento em Serviço desde 2000, tendo como prioridade os servidores da Secretaria do Estado de Saúde do DF. Com isso, a equipe do Adolescentro pretende ampliar a atenção ao adolescente e família na rede do Distrito Federal e entorno. Esse treinamento está em processo de transformação para ser reconhecido como curso de especialização pela FEPECS – Fundação de Ensino e Pesquisa de Ciências de Saúde.

O Centro de Saúde 1406, situado na 605 Sul, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal foi recentemente transformado em Adolescentro (Decreto n° 47 de 26/09/2006) - ver www.adolescentro.blogspot.com, por isso a equipe de todo o centro de saúde está integrada e voltada para atenção ao adolescente e sua família. Em janeiro de 2008, essa equipe se reuniu e foi realizado o Planejamento Estratégico do Adolescentro, onde foi formalizado a missão, visão objetivos e metas.

Nenhum comentário: