terça-feira, setembro 09, 2008

ATIVIDADES EXTRA-MUROS DOS NOSSOS PROFISSIONAIS
EM CURSOS E CONGRESSOS

A importância de apresentar essas participações é de perceber que para atender nossa clientela com excelência e atingir nossa missão e visão, temos que aprender e nos atualizar continuamente. Como nos ensina esse grande educador brasileiro, Paulo Freire, a idéia de uma Educação permanente ao longo da vida deve ser repensada e ampliada. Paulo Freire coloca que há Quatro Pilares da Educação: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Ser e finalmente Aprender a Viver juntos.

“PARTICIPAÇÃO EM CURSOS"

  1. Dr.Valdi, Dra. Cleine, Dra. Ana Paula a psicóloga Ana Carolina continuam até o mês de Novembro o curso iniciado ano passado de Terapia Cognitiva Comportamental promovido pela Associação de Psiquiatria do DF. Por sinal um curso excelente, coordenado pelo Antônio Geraldo e Lia. Parabéns pela iniciativa. Recomendamos. Informações no site da SBP-DF.
  2. As psicólogas Ana Carolina, Marina, Vanessa e Juliana –- participaram do Curso Metáforas Ativas com crianças e adolescentes em Hipnose Ericksioniana, promovido pelo Dr. Maurício Neubern – Presidente do Instituto Milton H. Erickson de Brasília e ministrado pela Dra. Ângela Cota e Cristina - presidente e fundadora do Instituto Milton Erickson de Belo Horizonte.
  3. A psicóloga Ana Carolina foi novamente para B. Horizonte para um Worshop Internacional promovido pelo Instituto Milton H. Erickson de BH, com Dra. Teresa Robles, presidente do Centro Ericksoniano do México. O tema do workshop era “A arte de construir Relações saudáveis na família e na escola”. Vejam só a semelhança do trabalho deles com o nosso. Ficamos felizes de encontrar profissionais que, embora separados por longas distâncias, acabam por desenvolver trabalhos na mesma direção e abordagem. Mais não podemos ficar tão surpresos, visto que, nós do Adolescentro, temos como uma das bases epistemológicas esse grande terapeuta chamado Milton H. Erickson.
  4. A Psicóloga Ana Carolina concluiu o curso de Formação em Terapia e Hipnose Ericksoniana promovido pelo Instituto Milton H. Erickson de Brasília, realizado no período de março de 2006 a junho de 2008 coordenado pelo Dr. Maurício S. Neubern.
    Excelente curso e aproveitamos para divulgar, ainda em tempo, que nova turma terá início agora no final de agosto. Recomendamos.

“PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS”

Nos dias 25 a 29 de agosto de 2008 realizou-se o 46º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto do Rio de Janeiro sobre Saúde do Adolescente. Estivemos presente com a participação do Valdi, Marina, Michelle, Silvana, Ângela e Denise.

  • O Dr. Valdi foi convidado a participar da Mesa-Drogas: Prevenção do Uso e Intervenções;
  • A psicóloga Michelle apresentou o Pôster sobre o Serviço do Adolescentro;
  • A psicóloga Marina apresentou o Pôster “Um caso clínico sobre o Programa de Atenção a Adolescentes Vítimas de Violência” do Adolescentro;
  • A Enfermeira Ângela apresentou o Pôster “Formação de Multiplicadores em oficina de sexualidade para Gestantes Adolescentes”;
  • A coordenadora do NASAD – Denise Leite Campos apresentou o Pôster “Atendimento às famílias de Adolescentes em situação Especial de uso de Álcool e outras Drogas” e o Pôster “Relato de um caso de Anorexia Nervosa Secundária a Estresse Pós-Traumático“;
  • Dra. Silvana - neurologista e Dra. Cleine – Hebeatra participaram do Congresso Aprender Criança, realizado em Ribeirão Preto em 24 e 25 de agosto de 2008. Esse Congresso com enfoque Multiprofissional tinha como objetivo discutir a relação entre os Transtornos de Aprendizagem e os aspectos neurológicos.

Nenhum comentário: