domingo, dezembro 03, 2006

COM MUITO PRAZER, somos o GTV-14

Dia 28 de novembro foi o penúltimo encontro do ano do GTV-14 (Grupo Terapêutico Vivencial de adolescentes acima de 14 anos).
Um dos
principais objetivos do GTV-14 é o resgate das relações amorosas de autoridade do adolescente consigo mesmo, com seus familiares e com seus pares.
A construção dessas relações proporciona o exercício prazeroso e seguro da sexualidade, isto é, da vida.

O GTV-14 último, no primeiro momento, concluímos um ciclo de conversas a respeito da construção de relações eróticas-amorosas e aproveitamos para tirar as últimas dúvidas. A segurança nas relações eróticas-amorosas em portadores do vírus da AIDS foram as mais freqüentes.

No segundo momento, como sempre, utilizando vivências Biodança procuramos na prática, trabalhar as relações construídas e/ou discutidas no momento anterior. O maior problema, não está em aprender ou construir novas relações, mas em “desgenitalizar” os comportamentos.

Ao entrarmos na puberdade, com muita freqüência, nós perdemos o colo, o contato físico, tão comum e essencial para o desenvolvimento e crescimento saudável de todo mamífero, e principalmente do ser humano.

Por desconhecimento, dificuldades ou orientados por falsos valores morais, nós pais evitamos o contato, cujo resultado é justamente aquilo que queríamos evitar: a genitalização do toque, do colo.

O casamento da exacerbação do prazer genital no início da puberdade e a perda do toque, do abraço e do colo, essas atitudes passam a ter um significado erótico, por não sabermos mais abraçar, tocar e dar colo por simples prazer de estar no mundo com os outros.

Um dos principais objetivos do GTV-14 é “desgenitalizar” as relações e fazemos isso re-aprendendo a abraçar, dar colo, tocar e ser tocado sem medo de ser feliz, sem medo de sermos sujeitos de nossas ações COM MUITO PRAZER.

Nenhum comentário: