quinta-feira, janeiro 21, 2010

Curso de Especialização 2010 - Adolescentro

INFORME 01

Já era tempo de darmos uma notícia sobre o I Curso de Especialização na Atenção Biopsicossocial ao Adolescente em Uso de Drogas. Essa especialização será oferecida pela Associação dos Amigos do Adolescentro (AAAdolescentro) em convênio com a SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE DO DISTRITO FEDERAL (SES), representada pelo Centro de Referência, Pesquisa, Capacitação e Atenção ao Adolescente – ADOLESCENTRO e a FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE – FEPECS.

O convênio já foi aprovado, mas como a seleção dos candidatos será realizada pela AAdolescentro, foi necessário um termo aditivo transferindo a responsabilidade do edital da FEPECs para a Associação dos Amigos do Adolescentro. A publicação desse termo aditivo, que exige um trâmite na SES, está sendo esperada desde o final de dezembro, apesar dos esforços de todas as partes.

A demanda para o atendimento, tratamento e condução ao uso de drogas na adolescência é um sério problema de saúde pública no Brasil e no DF. O uso de drogas é um fenômeno complexo, pois envolve transtornos psiquiátricos, neurológicos e sérios problemas sociais, além da carência de profissionais treinados para prestar esse atendimento. Esse Curso de Especialização tem como principal objetivo formar equipes mínimas de profissionais para a Atenção Biopsicossocial ao Adolescente em Uso de Drogas, ou ampliar as equipes já existentes.

A equipe mínima deve ser formada por um profissional médico e um profissional enfermeira(o), ou assistente social, ou psicóloga(o) ou terapeuta ocupacional, lotados no mesmo Centro de Saúde, que já atendam adolescentes ou que estejam montando um serviço. Serão dez vagas para profissionais médicos e dez vagas para os demais profissionais, sempre formando no mínimo uma dupla.

O mais importante não é formar especialistas, mas criar serviços.

O curso terá carga-horária total de 540 horas, com 200 horas de módulo teórico e o restante teórico-vivencial que acontecerá no período de 02 de março a 08 de dezembro de 2010. Após esse período presencial, o profissional terá um prazo de 90 dias para a entrega e defesa do trabalho de conclusão de curso. As aulas ocorrerão duas vezes por semana, na 3ªfeira de 7 às 12h e 4ª feira de 7h às 12h e 13h às 18h. No convênio firmado, os profissionais serão liberados nesses horários.

Quando sair o edital a inscrição será realizada no Adolescentro. Além do currículo, será necessário uma carta de intenção na qual o candidato deve justificar os motivos pelos quais merece ser selecionado para cursar a especialização e as reais possibilidades da sua aplicabilidade e implantação do programa no local de trabalho.

No mais, aguardem o edital.

Valdi Craveiro Bezerra

Coord. Curso AAAdolescentro

adolescentro2010@gmail.com

Nenhum comentário: