A segunda experiência e utilizada até o momento, foi ter um dia fixo para marcação de consultas: toda última sexta-feira de cada mês. Até o ano 2003, não havia filas nem reclamações.
O acolhimento, que era uma entrevista e orientação para cada pessoa que procurava o Adolescentro, se estendia por toda a manhã, isto é, até às 11 horas estavam chegando pais para marcar consultas e geralmente conseguiam vagas. Os que chegavam depois das 11h e que não conseguiam vaga, perguntavam ao que tinha conseguido: “Você chegou que horas?” O pai ou mãe respondia: “Cheguei cedo, cheguei às 09 horas”. No mês seguinte, para garantir uma vaga para o filho, a mãe chegava às 7 horas. O que não conseguia ao saber do horário que o outro tinha conseguido uma vaga, planejava vir mais cedo no próximo mês.
Hoje, véspera de marcação de consulta, os primeiros pacientes chegaram às 09:30 horas de quinta feira, quase 24 horas antes do início da marcação das consultas. Há quatro dias sai na CBN notícias falando da transformação do CS 06 no CAPS-Adolescentro, para atender adolescentes com vários tipos de problemas. No entanto, há uma semana o Secretário de Estado de Saúde encaminhou a solicitação de nomeação do novo gerente do CS 06 para iniciar o processo de transformação do CS 06 em CAPS-Adolescentro e até hoje não foi publicado no Diário Oficial do DF.
A divulgação da transformação para CAPS-Adolescentro fez portanto, eclodir uma situação que anteriormente já estava ficando explosiva. Uma grande demanda da comunidade para a mesma equipe de 5 profissionais com 40 horas e 2 de 12 horas. Equipe que além de atender um grande número de adolescentes e suas famílias, ainda oferece um Treinamento em Serviço que capacita profissionais da Secretaria de Estado de Saúde para atender adolescentes em outras regionais.
A demora da publicação faz com que nada mude. A gerencia não é ainda do Adolescentro, as requisições de novos profissionais não podem ser feitas, permanecendo os mesmos 7 profissionais, que certamente não darão conta do aumento da demanda. Isso faz com que fiquemos de mãos amarradas, tendo que aguentar as pressões e a possibilidade de que as pessoas que não querem nenhuma mudança, ganhem espaço e comprometam o trabalho do CAPS-Adolescentro.
As pessoas estão ligando e perguntando como será a marcação para o próximo mês e se já somos um CAPS. Para essas perguntas não temos respostas. Nós temos outras respostas. Sabemos por exemplo que a distância entre a terra e a lua são
No entanto isso não nos ajuda, necessitamos urgente de decisões que visem a promoção da saúde de nossos adolescntes para podermos responder que amanhã seremos um CAPS!
Um comentário:
Nossa pai, ficou muito legal o blog!!!
Parabéns :D
bjinhos
Carol Bezerra
Postar um comentário