Com a saúde o problema é maior, pois geralmente as mudanças necessárias não estão nos clientes/pacientes, mas nos profissionais e nas políticas públicas, dois setores que dificilmente aceitam mudanças.
O Instituto de Saúde Mental da Secretaria de Estado do DF (ISM) está vivendo essa situação. O símbolo da luta antimanicomial no DF, para continuar crescendo, precisa mudar para CAPS II. Essa atitude torna-se novamente emblemática pois mostra que atrás da reação de poucos profissionais do ISM, que a luta antimaniconial, tão bem representada pela guerreira Dra. Nise da Silveira (1905 – 1999), continua e está seriamente ameaçada pelos poderosos leitos hospitalares.
Nós do Adolescentro vivemos nos últimos 10 meses um grande processo de mudanças. A reação contra elas não tinha justificativa clara e plausível. Apenas não queriam mudanças. No entanto estavam claro as vantagens de uns poucos para que um dos 63 centros de saúde do Df não dedicasse sua atenção ao adolescente.
O mesmo pode estar acontecendo com o ISM. Com certeza as razões contra a mudança, contra o aumento de atendimentos e resolução dos casos não serão claros, mas trarão nas sombras os verdadeiros motivos, é só olhar.
Hospícios, nunca mais, nem mesmo para os que são a favor deles.
Querida Guanaíra e amigos que formam sua equipe. Estamos com vocês e gostaríamos de postar em nosso blog todas as moções de apoio que vocês receberam por e-mail. Nesse momento não cabe timidez.
VAMOS A LUTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Conte conosco.
Equipe do Adolescentro - CAPS ad
Um comentário:
Fico feliz em ver que o blog do Adolescentro está novamente em ação, fazendo importante ponte entre seus usuários, a população em geral e profissionais de saúde. E instigando as pessoas a se ocuparem de questões importantes como a luta antimanicomial. Vamos à luta!
Postar um comentário