domingo, dezembro 10, 2006

A travessia do rio virou festa. Momento 01

Nós do Adolescentro adoramos fazer festa para confraternizarmos com nossos clientes, parceiros, amigos de trabalho e nossos treinandos. Acreditamos que as comemorações são muito saudáveis e rituais fundamentais de saúde. Temos que estar juntos, ombro a ombro nas situações difíceis, para juntos vencermos as dificuldades, mas também estar ombro a ombro nas comemorações e nas vitórias. Como o Valdi costuma dizer pra gente, família não é pensão. Família tem que estar junto em alguns momentos dos dias e terem rituais específicos para fortalecer os vínculos. Ontem foi a festa de encerramento do Treinamento em Serviço do Adolescentro de 2006.

Estavam presentes quase todos os treinandos. Felizmente tinha muita gente e o salão ficou pequeno e aconchegante. Sentimos falta da Helena, Cida, Elza, Josimar. Sei que vocês não puderam participar, mas estavam nos nossos corações.

Começamos as comemorações com uma belíssima apresentação do simpaticíssimo mágico Breno Costa. Breno é marido da Tatiana, a nossa querida Fonoaudióloga, e, portanto, nos presenteou com uma apresentação. Alías, parabenizamos Tatiana pelo dia da Fonoaudióloga, dia 09/12. Demos muitas risadas e as filhas da Marina ficaram certas que era festa de criança e até pediram a mãe para levá-las nas próximas festas. Pena que na véspera eu tenha solicitado para as mães não levarem os filhos pequenos, por causa do espaço muito apertado, pouco favorável para as crianças brincarem e também por causa da hora em que terminaríamos.

Em seguida entregamos os certificados de conclusão do Treinamento em Serviço. Estamos muito orgulhosos dessa turma. Após a Ceia fizemos a brincadeira do amigo oculto e nos divertimos mais um pouco. Terminamos nossa comemoração às 2 horas da manhã.

Tivemos uma equipe de apoio, 3 garçons e uma copeira, que o Amsterdã, que é um pai-parceiro do Adolescentro nos forneceu. Eles foram muito eficientes e bem humorados.

Todos participaram levando um prato e ficou uma ceia farta e gostosa.

Estamos enviando hoje algumas fotos da festa.

Essas são as primeiras de uma série de fatos e fotos de nossa festa.

Ana Carolina Bessa Linhares

terça-feira, dezembro 05, 2006

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO GRUPO DE MULHERES ANO DE 2006.

Hoje, dia 05 de dezembro, realizamos a última reunião do ano do grupo de mulheres. Foi um encontro emocionante e feliz. Estavam presentes, além de várias mães de adolescentes, a Débora, a Célia, o Fernando, a Elaine, nossos amorosos profissionais treinandos de 2006, os alunos da Fepeques – Érica, Rafael 1 e Rafael 2, Camilla e nossas novas companheiras do Adolescentro: a Admilta, Lúcia, Rita, Graça, Aldenir, Maria Laura.

Além de trocarmos presentes de amigo oculto, fazermos um lanche maravilhoso, fizemos uma avaliação das coisas positivas que realizamos nesse ano. É um ritual que fazemos a cada final de ano. Na primeira reunião do dia 02 de janeiro de 2007, falaremos dos projetos e metas que temos que realizar em 2007.

Ficamos muito felizes com as realizações do grupo. Além de vários ganhos pessoais, tais como aprender a tirar um tempo para si mesma, fazer caminhadas, aula de dança, de pintura, pagar as dívidas e não fazer outras mantendo o orçamento em dia, houve outras, tais como melhora no relacionamento com os filhos, com os companheiros e família em geral. Gostaríamos de compartilhar, sobretudo com vocês, o nosso orgulho em relação ao crescimento pessoal que consideramos fundamental, que é a retomada dos estudos dessas mulheres corajosas e guerreiras. Vejam só: a Francisca Maria dos Santos, mãe da Larisse, terminou o IIº grau, fez três vestibulares e passou nos três. Resolveu fazer Serviço Social na Católica, pois ganhou uma bolsa, após passar no Enem.; a Dalva, mãe da Camila, também passou na Católica e vai fazer Enfermagem. A Sueli voltou a estudar a noite, e em breve estaremos comemorando também o término do II grau. A Cícera continua firme no cursinho e com certeza, no próximo ano, teremos mais uma estudante de Psicologia; A Suzana, a Julice, a Joana D’arc, decidiram retomar os estudos no ano que vem. E para fechar a Suzani, filha da Geralda, que participou do Grupo de Adolescentes, escreveu uma carta linda, publicaremos outro dia, falando da alegria e do orgulho de todos os filhos pela conclusão do II grau da Geralda, que retomou os estudos após mais de 20 anos sem estudar.

Gostaríamos de convidá-lo para a segunda etapa de seleção

A cada ano o trabalho desenvolvido pelo Adolescentro é confirmado, principalmente pela procura para o Treinamento em Serviço.

Esse ano inscreveram-se 159 profissionais. A primeira seleção seguiu os critérios do edital: a) Ser da SES ou de outro serviço do GDF; b) Trabalhar com adolescentes, ou interesse em desenvolver serviços para atenção ao adolescente. Em outras palavras, o objetivo principal é ampliar a rede de atenção ao adolescente na SES.

Foram selecionados 53 profissionais para a entrevista.

Dividimos a entrevista em dois momentos. Inicialmente será apresentado o Adolescentro, seus programas, sua metodologia e epistemologia. Em seguida serão apresentadas as modalidades de Treinamento em Serviço oferecidas. Esse momento é fundamental para os candidatos conhecerem e ter clareza do que será o treinamento. No segundo momento os candidatos serão entrevistados individualmente, avaliando-se o a possibilidade de integrar e/ou ampliar serviços ao adolescente, disponibilidade concreta do horário para o treinamento e interesse para a instituição. A entrevista tem duração prevista de 04 horas, isto é, das 08 – 12 horas e das 14 – 18 horas.

Candidatos selecionados para a entrevista dia 06/12/2006 das 08 – 12 horas.

  1. Admilta Serafim de Melo
  2. Alexandre Gracia Barbosa
  3. Ana Paula Silva Ruiz
  4. Andréa de Souza Said
  5. Ângela Maria Rosas Cardoso
  6. Cristina Ayako Kimura
  7. Dóris de Almeida Silva
  8. Esther Shirlys Teixeira Bernardo
  9. Gabriela Barros de Araújo
  10. Gildete da Silva Santos
  11. Ivo Marçal Vieira Júnior
  12. Jumaida Maria P. Isaurriaga
  13. Laura Tavares Barbosa
  14. Lea Correia Guimarães
  15. Lúcia Edna C. Silva
  16. Maria de Fátima do S.Figueirôa
  17. Maria Lúcia Viana
  18. Marília Soares Martins Pinheiro Nogueira
  19. Marina Lohmann Couri
  20. Marta Helena Nunes Martins dos Reis
  21. Patrícia Aparecida Cardoso Vasconcelos
  22. Sandra Cátia de Pontes
  23. Sarah Guerra Gama Tinoco
  24. Tatiana Leonel da Silva Costa
  25. Verônica Maria Abiorana Campos
  26. Walcilene Furtado de Souza

Candidatos selecionados para a entrevista dia 06/12/2006 das 14 – 18 horas.

  1. Adriana Haack de Arruda Dutra
  2. Alyne pessoa Pisk
  3. Ana Maria de Carvalho
  4. Carmelita Gomes Rodrigues
  5. Claiene Muniz Pereira
  6. Denise Leite Ocampo
  7. Djanira Vieira da Luz
  8. Eduardo Hecht
  9. Eliane da Silva Aguiar
  10. Eliane Francisco de Andrade
  11. Fernanda Deleu Recife
  12. Fernanda Figueiredo F. Mendes
  13. Giuliano Enrico Pontes Guércio
  14. Heloísa Helena Coelho Brites
  15. Jane Kátia Mendes Cravo Quintanilha
  16. Jeiza Andrade de Santana
  17. José Maria Carvalho Borges dos Reis
  18. Joyce de Oliveira Vieira
  19. Lílian Cunha B. Lima
  20. Maria de Lurdes Sales de Andrade
  21. Maria do Carmo de Azevedo Barbosa
  22. Michelle Cristina Pereira Netto
  23. Nefertiti Andréa F. de Matos
  24. Olga Maria Parente Macedo de Andrade
  25. Suely Mendes de Oliveira
  26. Thalita Faria Machado do Carmo
  27. Yanna Aires Gadelha de Mattos

O não comparecimento no dia e horário marcados implica em exclusão do candidato neste processo de pré-seleção.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Como baixar arquivos do blog

Série: Passo-a-passo
ou "Para quem não sabe fazer como eu".

Valdi Craveiro Bezerra

Objetivo - Orientar como baixar arquivos [fazer download] postados no Disco Virtual 4shared ou no blog: www.adolescentro.blogspot.com

Passo 01 - No blog, na coluna Arquivos para baixar, dê um clique sobre o arquivo escolhido. Vai abrir uma janela do disco virtual 4shared, mas não aparecerá toda a página. Esse é o primeiro problema. Como o botão do Download está no final da página, ele não vai aparecer.

Passo 02 - Usando a barra de rolagem, vá até o final da página. Você encontrará um cronômetro com contagem regressiva, que ao terminar se transformará no botão do Download. Dê um clique nele.

Passo 03 - Vai abrir uma janela de download trazendo o nome e tipo do arquivo . Clique em OK.

OBS - Se você clicar sobre a imagem, abrirá uma janela bem nítida. Imprima, e faça bom proveito.

domingo, dezembro 03, 2006

COM MUITO PRAZER, somos o GTV-14

Dia 28 de novembro foi o penúltimo encontro do ano do GTV-14 (Grupo Terapêutico Vivencial de adolescentes acima de 14 anos).
Um dos
principais objetivos do GTV-14 é o resgate das relações amorosas de autoridade do adolescente consigo mesmo, com seus familiares e com seus pares.
A construção dessas relações proporciona o exercício prazeroso e seguro da sexualidade, isto é, da vida.

O GTV-14 último, no primeiro momento, concluímos um ciclo de conversas a respeito da construção de relações eróticas-amorosas e aproveitamos para tirar as últimas dúvidas. A segurança nas relações eróticas-amorosas em portadores do vírus da AIDS foram as mais freqüentes.

No segundo momento, como sempre, utilizando vivências Biodança procuramos na prática, trabalhar as relações construídas e/ou discutidas no momento anterior. O maior problema, não está em aprender ou construir novas relações, mas em “desgenitalizar” os comportamentos.

Ao entrarmos na puberdade, com muita freqüência, nós perdemos o colo, o contato físico, tão comum e essencial para o desenvolvimento e crescimento saudável de todo mamífero, e principalmente do ser humano.

Por desconhecimento, dificuldades ou orientados por falsos valores morais, nós pais evitamos o contato, cujo resultado é justamente aquilo que queríamos evitar: a genitalização do toque, do colo.

O casamento da exacerbação do prazer genital no início da puberdade e a perda do toque, do abraço e do colo, essas atitudes passam a ter um significado erótico, por não sabermos mais abraçar, tocar e dar colo por simples prazer de estar no mundo com os outros.

Um dos principais objetivos do GTV-14 é “desgenitalizar” as relações e fazemos isso re-aprendendo a abraçar, dar colo, tocar e ser tocado sem medo de ser feliz, sem medo de sermos sujeitos de nossas ações COM MUITO PRAZER.